sábado, 21 de janeiro de 2012

Quinta de Cabriz - Dão Sul







Decorria o ano de 1989, em pleno coração do Dão, nasce uma das mais prestigiadas empresas vitivinícolas de Portugal - Dão Sul.
Sediada em Carregal do Sal e inspirada na Quinta de Cabriz, rápido se torna uma referência dos vinhos do Dão.
Actualmente detentora de várias adegas espalhadas por quase todo o país a Dão Sul encontra-se presente no Dão, sua origem, no Douro, Vinhos Verdes, Bairrada, Estremadura e Alentejo. Com uma vasta equipa de profissionais a Dão sul ultrapassou fronteiras, levando o seu Know-How e a sua experiência ao Brasil, ao Vale de S. Francisco, onde produz vinhos com a elevada qualidade a que nos já habituou em território nacional.
É sob o nome de Global Wines S.G.P.S., holding criada recentemente, que a Dão Sul apresenta o seu portfólio de vinhos, azeites e queijos, que de forma tradicional, produz nas mais diversas regiões.

Breve caracterização Dão

A Região Demarcada do Dão situa-se na Beira Alta, no centro Norte de Portugal, protegida dos ventos pelas serras do Caramulo, Montemuro, Buçaco e Estrela.
As vinhas situam-se entre os 400 e os 700 metros de altitude, em planaltos de solos xistosos e graníticos de pouca profundidade, onde abundam os pinhais, produzindo vinhos encorpados com elevada capacidade de envelhecimento em garrafa.
O clima de influência continental do Dão apresenta extremos, com Invernos frios e chuvosos e Verões quentes e secos. Inicialmente, a vinha foi desenvolvida pelo clero, especialmente pelos monges de Cister. Em 1908, tornou-se na segunda região demarcada portuguesa. Com a entrada de Portugal na CE, em 1986, as vinhas passaram por um processo de reestruturação, com novas técnicas vinícolas e escolha de castas apropriadas.
O Dão apresenta uma grande diversidade de castas, entre as quais as tintas Touriga Nacional, Alfrocheiro, Jaen e Tinta Roriz, e Encruzado, Bical, Cercial, Malvasia Fina e Verdelho nos brancos.


Quinta de Cabriz

Das vinhas tipicamente cercadas pelos pinhais, surgem as uvas produzidas em regime de produção integrada que estão na origem dos vinhos de acidez equilibrada e aromas delicados da marca Cabriz. Num portfólio que vai desde o Cabriz Colheita Seleccionada ao top Cabriz Four C, passando pelos espumantes e aguardentes, as uvas tintas e brancas são vinificadas numa adega equipada com a mais moderna tecnologia vinícola, laboratório de controlo de qualidade e sala de provas.

Fonte: www.daosul.com
Notas de Prova



Retirada da garrafeira, um pouco “perdida”, não esquecida, prová-mos Quinta de Cabriz 2006.

Apesar da idade, apresentou-se de uma agradável tonalidade amarelo dourada e bastante límpido.
Revelando aromas adocicados, a fruta muito madura e um exuberante aroma floral, ainda se desprendem alguns aromas primários, contrariando a sua idade.
Na boca manifestou cremosidade, untuosidade e corpo. De acidez ainda viva desprende aromas de boca a citrinos doces parecendo, laranja cristalizada.
De boa persistência, deixa uma ligeira sensação de amargo lembrando a casca de limão.
Deixamos para uma próxima o espumante e os vinhos da Dão – Sul, da região do Alentejo, sita no Monte da Cal.

Nota: 15 valores

Sem comentários:

Enviar um comentário