segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

M. Chapoutier - La Bernardine




Um dos produtores de vinho mais prestigiados da região de Côtes du Rhone- França, mais propriamente da sub-região de Chateauneuf du Pape, M. Chapoutier, enveredou pela agricultura biodinâmica.



Detentor de algumas parcelas de vinha todas elas seguidas por técnicas precisas e tradicionais, faz deste vinho, um vinhos de características e qualidade muito especiais. A sua produção é bastante reduzida e dispendiosa só possível, para quem acredita que a qualidade e respeito pela natureza são mais valias preciosas e indispensáveis para uma agricultura sustentável e, no qual, o terroir se expressa na sua plenitude e originalidade.








La Bernardine 2005

Elaborado exclusivamente a partir da casta Grenache, este tinto revelou matizes granada escuro e de fortes nuances aromáticas a frutos vermelhos, amora e cereja preta,  já em estado avançado de maturação, lembrando compotas, seguido de apontamentos a chocolate. Na boca apresentou-se macio, equilibrado, de taninos muito suaves. Corpo robusto revelou no entanto um final de boca relativamente curto.






Um pouco mais sobre a região de Côtes du Rhone

Côtes du Rhône


A A.O.C. Côtes du Rhône é quase uma continuação da Borgogne, ao sul da cidade de Lion. A sua parte setentrional (norte) vai da cidade de Vienne até a cidade de Valence. A sua parte meridional (sul) estende-se de Valence até Avignon e também avança em direção sudeste até a Provence, alcalçando as vizinhanças das cidades de Nimes, Marseille e Aix-en-Provence. Em Côtes du Rhône produzem principalmente vinhos tintos, alguns rosés e também uma pequena quantidade de vinhos brancos.
Principais castas:
Tintas: Syrah, Cinsault, Grenache, Mourvèdre, Carignan, Counoise, Gamay, Pinot Noir, Viognier, Marsanne, Roussane, Bourboulenc, Clairette e Muscat.



Appellation d'origine contrôlée ou AOC é um certificado francês que leva em conta a localização geográfica da produção de certas culturas como vinhos, queijos, manteiga e outros, produtos agrícolas todos sob a fiscalização do Institut National des Appellations d'Origine (INAO), na dependência do Ministério da Agricultura francês.
Os vinhos certificados como AOC são produzidos em terroirs delimitados, muito conceituados e têm que satisfazer todas as normas de produção, definidas por decreto. Determina a tradição que eles estabeleçam os rendimentos, um grau mínimo de graduação alcoólica e condições de envelhecimento. São mais de 400 vinhos de denominação de origem controlada existentes em França. Entre os AOCs encontramos outras classificações como Supérieur, Premières Crus, Deuxièmes Crus, Crus Bourgeois e outros na região de Bordéus ou os Crus e Grands Crus da Borgonha.

Sem comentários:

Enviar um comentário