terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Château Chasse Spleen e a região de Bordeaux


CHÂTEAU CHASSE SPLEEN-  2001

Da Região de  BOURDEAUX – MÉDOC, , é um vinho de aromas agradáveis a frutos vermelhos, cereja e framboesas, em estado muito maduro fazendo lembrar a compota. De cor granada escuro, na boca revela-se equilibrado, macio e estruturado persistindo numa agradável sensação frutada.
Grau: 13%

Pontuação: 16 valores




Um pouco mais sobre a região de Bourdeax e Médoc

Bordéus é, sem dúvida, a região vinícola mais prestigiada de França, com maior número de vinhos de alta qualidade. Situada a sudoeste, na costa da atlântica da França, junto à foz do rio Gironde estendendo-se em torno da cidade de Bordéus que lhe empresta o nome. As mais de 20 sub-regiões AOC de Bordéus distribuem-se em torno do "Y" formado pelo rio Gironde e seus afluentes, o rio Dordogne, ao norte, e o rio Garonne a sul.
Nenhuma região vinícola do mundo produz tantos vinhos de altíssima qualidade como Bordéus. A maioria deles são tintos, mas algumas sub-regiões bordalesas, como Sauternes e Barsac, possuem alguns dos melhores vinhos brancos do mundo.
Com cerca de 115 060 ha de vinha e 13 000 viticultores, é considerada a segunda maior região vitivinícola do mundo, sendo que a primeira, também francesa, é Languedoc com 249 995 ha.
Com uma produção anual de 700 milhões de garrafas, Bordéus produz inúmeros vinhos de mesa, bem como os mais prestigiados vinhos do mundo.
As principais sub-regiões de Bordeaux são: Médoc, Graves, Sauternes, Saint-Emilion, Pomerol. Das sub-regiões, apenas as 4 primeiras têm classificações oficiais, e produzem a maior parte dos vinhos de qualidade superior.
Castas principais:

Tintas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot.
Brancas: Sauvignon blanc, Sémillon, Muscadelle.

Segundo vários especialistas, a maior razão para o sucesso desta região, reside nos solos de origem calcária, conjuntamente com uma atmosfera húmida provocado pela proximidade dos rios Garonne e Dordogne.

Sub-região de Medoc

A região vitivinícola de Bordéus encontra-se dividida em cinco sub-regiões distintas e 57 denominações de origem (AOC).
A região do Medoc situa-se entre o oceano Atlântico e o estuário do rio Gironde. Caracterizada por solos de cascalho, criado ao longo dos anos sob uma base de argila pesada, tem como castas principais o Cabernet Sauvignon e Merlot.
A região produz cerca de 36 milhões de garrafas/ano, oriundas de 400 vinhas, dispersas numa área de 4 249 ha.

Sem comentários:

Enviar um comentário