segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A que cheiram as castas portuguesas - Touriga Nacional


Touriga Nacional


O fenómeno Touriga Nacional, tem nos últimos anos levado uma casta que, após filoxera perdeu um pouco do seu encanto, ao estrelato das castas nacionais mais cobiçada internacionalmente.
Resultante de um melhoramento genético, que corrigiu a fraca e inconsistente produtividade da Touriga Nacional, esta aparece novamente no cenário vitícola com comportamento singular, apreciada por quase todos, a Touriga Nacional deixa as suas regiões de origem, Dão e Douro, para se espalhar um pouco por todo o lado, desde o norte ao Algarve, desde Portugal a Espanha, África do Sul, Austrália e Califórnia.
Intensa na cor, de personalidade forte e marcante, aromaticamente exuberante, a Touriga tem despertado a curiosidade de viticultores e enólogos. Também conhecida como Preto de Mortágua, Mortágua, Tourigo antigo e Tourigo, já não há nome que a não identifique com a famosa Touriga Nacional. Chegou para ficar, veio brindar-nos com vinhos marcantes, carregados de cor, libertando por onde passa, aromas frutados, florais, trazendo vinhos equilibrados, alcoólicos de excelente capacidade de envelhecimento.

Adaptado de "Aromaster" para as castas portuguesas

Sem comentários:

Enviar um comentário