segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Moulin-à-Vent - 2007



Da região de  BOURGOGNE – BEAUJOLAIS- França, com a Classificação: CRU OF THE BEAUJOLAIS o vinho Moulin-à-Vent, foi elaborado a partir de uma das castas mais emblemáticas da região –a Gamay.



 De coloração rubi, com laivos acastanhados, libertou inebriantes aromas a frutos vermelhos, cereja, framboesa e banana, esta ultima derivada das técnicas fermentativas muito usadas na região- maceração carbónica, e notas de violeta que lhe conferem um perfume único.
No paladar revelou-se cheio de corpo, estruturado e ligeiros toques de madeira mantendo-se persistente num agradável final de boca
Ideal para acompanhar com carnes vermelhas grelhadas ou queijos com sabores robustos.



Um pouco mais sobre a região Borgogne e a sub região de Beaujolais


A Bourgogne, situada na região centro-leste do país, divide com Bordeaux o título de mais famosa região vinícola da França. A maioria das suas sub-regiões estende-se entre as cidades de Dijon, ao Norte e Lion, ao sul. A excepção, é a sub-região de Chablis, situada a noroeste de Dijon.
Ao contrário de Bordeaux, onde os tintos constituem a maioria dos vinhos mais famosos, a Borgonha possui um grande número de brancos de qualidade superior.
A Borgonha é uma das regiões mais encantadoras da Europa. A região combina uma beleza única com vinicultura, gastronomia e arquitectura medieval. Antes mesmo da França ser cristã, a Borgonha era um Ducado amplamente conhecido por sua vocação vinícola.
Com uma área de 31500 Km2, a Borgonha vive um clima que se caracteriza por Invernos bastante frios e Verões quentes.
Actualmente esta região produz cerca de 180 milhões de garrafas/ano com 99 denominações. Na verdade, cerca de 600 das suas vinhas detêm a classificação de Premier Cru e 33 Grand Cru, algumas com distinção dos melhores vinhos do mundo.
Finalmente no extremo sul do mapa, em direcção a cidade de Lyon, passamos pela grande região de Beaujolais. Uma região lindíssima com grande presença da casta Gamay.
Uma região bem distinta da Borgonha que construiu a fama de vinhos populares, fáceis, sem grandes mistérios. Vinhos de grande frescor, cítricos agradáveis. O máximo expoente da região é o Beaujolais Nouveau.

Sem comentários:

Enviar um comentário