segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fidúcia Reserva

Do produtor Miguel Eloy Prazeres, sediado no Alentejo, o Fidúcia Reserva - Shyraz em prova, é um alentejano com "sotaque" francês. Elaborado exclusivamente com base na casta Shiraz, revelou-se na prova com características muito próprias da casta francesa que, tão bem se adaptou ao Alentejo. Fruto do nosso clima específico de verões quentes e secos, e de solos pobres na sua generalidade, imprimem aos vinhos uma complexidade, corpo e estrutura muito próprios. 
Com uma produção que ronda as 3000 garrafas/ano, tive o prazer de provar os anos de 2006 e 2007.


Fidúcia Reserva- Shiraz 2006


De aspecto límpido e profundidade média (próprio de um monocasta de shiraz), apresentou-se vestido de um granada escuro onde sobressaíam ligeiras tonalidades acastanhadas, denunciando a sua idade.
 Exalava aromas intensos a frutos vermelhos (ainda) e um ligeiro toque herbáceo. Com o tempo e após deixar "respirar", libertou suaves nuances adocicados e um suave café.
De sabor macio, amadeirado, os aromas de boca acrescentaram maturação ao vinho, libertando aromas a compotas e um ligeiro herbáceo.
De persistência e corpo médio é um agradável vinho para o dia a dia.


Fidúcia Reserva- Shiraz 2007


Comprovando, ou pelo menos tentando, de que a idade vai efectivamente alterando o vinho nos seus aromas e sabores primários, este vinho de 2007, revelou-se mais vivo e  adstringente (ainda que ligeiramente), que o anterior. Com menos um ano, as diferenças a apontar não são de todo relevantes para a evolução. De cor em muito semelhante ao anterior e contrariamente ao esperado este 2007 apresentou-se com tonalidades castanhas bem mais marcantes. Nos aromas prevaleceram os frutos vermelhos e herbáceos, na boca pareceu-me bem mais agradável que o anterior, como que resultante de um estágio ou evolução mais benéfica para o vinho.
Mais "vivo" e complexo na boca, de corpo médio é um vinho bastante agradável para acompanhar com peças de caça ou carne à alentejana não muito condimentada.


No seu geral pareceram-me vinhos elegantes, discretos e suaves, ideais para consumir no dia a dia, sós ou acompanhados com comida regional, desde que não muito condimentada.




Produtor: Miguel Eloy Prazeres
Ano: 2006/2007
Alcool: 13%
Casta: Shiraz

2 comentários:

  1. De que concelho do Alentejo é este produtor - Miguel Eloy Prazeres e como é que se chama a sua empresa de vinhos?
    Obrigado pelos esclarecimentos,

    Francisco Trindade

    ResponderEliminar