sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Técnicos da Real Companhia Velha convidados para falar sobre “o vinho Douro DOC para além das Tourigas” | Nota de imprensa


Durante o 1.º Festival do Vinho do Douro Superior


  • Real Companhia Velha celebra 20 anos de inovação e experimentação vitivinícola
  • Companhia põe à prova quatro inovadores vinhos em estreme

Realiza-se em Vila Nova de Foz Côa, entre os dias 19 e 21 de Outubro, o 1.º Festival do Vinho do Douro Superior, no qual está integrado o colóquio sobre o tema “A vinha e o vinho do Douro, o desafio da qualidade”. O mesmo vai decorrer no primeiro dia e tem como oradores convidados – entre outros – os técnicos da Real Companhia Velha Jorge Moreira (Director de Enologia e da Fine Wine Division) e Rui Soares (Responsável de Viticultura das Quintas de Cidrô e dos Aciprestes), que vão falar sobre “o vinho Douro DOC para além das Tourigas”, num painel com início às 16h00.

Para terminar o dia em grande, segue-se uma inovadora prova de vinhos em estreme da Companhia: Bastardo, Cornifesto, Rufete e Tinta Francisca. Destes, só a experiência feita com a casta Rufete já chegou mercado, tendo sido lançado no Verão o ‘Real Companhia Velha | Séries Rufete tinto 2010’.

A Real Companhia Velha – produtora de vinhos do Porto e Douro fundada por alvará régio de El-Rei D. José I em 1756 e a mais antiga empresa portuguesa – vai assim dar o seu contributo no que toca à forte aposta que tem vindo a fazer, ao longo dos últimos 20 anos, em inovação e experimentação vitivinícola. Em 1992 começava na Quinta de Cidrô e, posterior e gradualmente, nas Quintas dos Aciprestes, das Carvalhas, do Casal da Granja e do Síbio, uma nova era de viticultura – com introdução de castas estrangeiras (Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Gewürztraminer, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Semillon e Viognier) e nacionais “fora do circuito” (Alvarinho, Bastardo, Cercial, Cornifesto, Malvasia Preta, Moscatel Roxo, Rufete, Sousão, Tinta Francisca, Touriga Branca, entre outras), plantação de vinhas em sistema vertical aplicada em grande escala e plantação de talhões monocasta –, que culminou com a também nova era de vinhos, aquando da criação, em 1996, da Fine Wine Division da Real Companhia Velha.


Para mais informações, contactar, por favor:
Joana Pratas | Consultoria em Comunicação e RP
(joanapratas@joanapratas.com; 91 459 11 19 ou 93 779 00 05)

Sem comentários:

Enviar um comentário