quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

LIMA MAYER


AO SABOR DO … VINHO



LIMA MAYER … não há duas… sem três!







É costume dizer-se que… não há duas sem três, foi isso mesmo que aconteceu com os Vinhos Lima Mayer. Após verem o seu Petit Verdot ser considerado um dos cinco vinhos altamente recomendados pela revista Wine, é a vez do Lima Mayer Reserva 2007, trazer uma medalha para casa, este vindo do Brasil, o Reverva obteve 95 pontos na Vinhos Magazine, o que lhe conferiu o primeiro lugar, entre os vinhos do Alentejo e Algarve. Logo a seguir, o Lima Mayer, também da colheita de 2007, arrecadou a medalha de ouro no “China Sommelier Wine Challenge” em Shanghai, um dos mais importantes concursos de vinhos do país.
Boas noticias para esta adega, que vê agora reconhecido o seu trabalho, a sua dedicação e a vontade de fazer sempre mais e melhor. Surpreender o consumidor é a sua meta e o seu maior desafio, criar vinhos distintos, que surpreendam e que marquem pela sua personalidade.
Nascidos sobre os  rústicos solos do Alentejo, sob condições climáticas marcadas pelas elevadas temperaturas que marcam os meses de verão, a escolha criteriosa das castas, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Syrah, Alicante Bouschet e Aragonês, conferem a estes vinhos um forte carater aromático, uma estrutura e personalidade  marcante.
Tudo isto acontece na Quinta de S. Sebastião, localizada a poucos kilómetros de Monforte, num Alentejo muito interior, onde a paisagem bucólica das vastas planícies, se insere num ambiente de pleno equilíbrio. A vinha instalada em pequenos talhões, alternam com o montado de sobreiros e azinheiras, de onde podemos avistar o voo dos pássaros ou os irrequietos veados que povoam a quinta.
Relativamente aos vinhos e, ao que podemos esperar da vindima de 2011, apraz-nos dizer que, o rosé já nasceu, o mais jovem do portfólio, vestido de cor cereja, é bastante fresco e aromático, exalando notas de morango e cereja, fazendo-nos antever uma boa companhia para os dias mais quentes. 
Pelos restantes vamos ter que esperar mais tempo. Os “Lima Mayer Reserva, Petit Verdot e Subsídio” só estarão disponíveis mais tarde, após o estágio nas barricas de madeira, que lhes irá conferir mais estrutura, mais elegância e uns agradáveis aromas abaunilhados, fumados, mais complexos e evolutivos.
Não resistimos em provar o Lima Mayer Reserva da colheita de 2007, vencedor de tantos prémios e merecidos elogios. Elaborado com as castas Syrah, Alicante Bouschet e Petit Verdot, este tinto estagiou 18 meses em barricas de carvalho francês, revelando na prova agradáveis aromas a frutos maduros, amoras e ameixa deixando sair algumas nuances de madeira. Na boca apresenta-se bastante encorpado, equilibrado, de taninos firmes. Os aromas de boca são bastante complexos, fazendo lembrar a baunilha, notas tostadas de café, algum achocolatado, revelando-se ainda mais agradável na boca que nos aromas. Com um final de boca bastante persistente, fazendo-nos crer que ainda apresenta excelentes capacidades de envelhecimento em garrafa.
Caracterizados pela sua elegância e equilíbrio, os vinhos revelam-se na sua generalidade, bastante aromáticos, estruturados, fruto de todo um trabalho cuidado, ao longo dos 20 hectares de vinha da quinta.
Poderá visitar a Quinta de S. Sebastião através do endereço www.limamayer.com ou, porque não, visitando-a pessoalmente!
                                                                                              
Até breve e… bons vinhos!

Patrícia Pereira Venâncio
www.janeladecheiros.blogspot.com
www.wix.com/janeladecheiros/janeladecheiros

2 comentários:

  1. Parabéns a todos que contribuiram para mais um prémio, a premiar um vinho Português, e pela bonita quinta de S. Sebastião, em que tive o previlégio de ser um dos primeiros a pisar estas terras onde as videiras cresceram e deram o nectar premiado.

    ResponderEliminar