quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O entendimento da Videira e da Viticultura

Temos falado ao longo dos tempos sobre o vinho, as suas características, benefícios e a sua prova. Fato é que além das castas, pouca importância temos dado à viticultura e à planta da videira, principal responsável e "mãe" do vinho.
Tomados por essa consciência criámos uma página sobre viticultura que, completaremos ao longo do tempo.
A Videira, sua morfologia, fisiologia, técnicas de poda e principais doenças e pragas, vão constar como informação para que percebamos a importância e complexidade desta atividade que culmina no nosso conhecido VINHO.


Morfologia da videira






A Raiz
Parte subterrânea da planta, tem como funções a fixação da planta ao solo, absorção de água e nutrientes, fazendo desta a principal fonte de alimentação da planta, bem como o transporte da seiva bruta e acumulação de reservas.
A parte aérea da videira é constituída por:
Tronco
Como principal suporte da parte aérea da planta o tronco sustenta-a, acumula reservas e permite o transporte da seiva bruta e elaborada a todas as partes da planta.

Braços
Os braços formados a partir do tronco, são constituídos pelos talões que no ano que rebentam emitem pâmpanos – ramos herbáceos do ano - que se convertem em sarmentos ou varas, com folhas, gavinhas, flores e mais tarde frutos.

Folhas
As folhas são compostas pelo pecíolo e pelo limbo, que contém as nervuras com as mais variadíssimas formas.
As folhas são órgãos extremamente importantes para a vida da planta. São responsáveis pela fotossíntese, na qual a planta transforma dióxido de carbono em oxigénio. Regulam a temperatura da planta pela, respiração e transpiração. Absorvem nutrientes e água provenientes de adubações foliares.
Gavinhas
A origem das gavinhas é a mesma das inflorescências podendo mesmo considerar-se uma inflorescência estéril. Estas ocupam a mesma posição, no nó do pâmpano e no lado oposto das folhas sendo frequente apresentarem botões florais. A extremidade das gavinhas livres enrolam formando uma espécie de espiral, sobre si mesma e, quando encontram um tutor ligam-se a este. A gavinha enquanto não se enrola permanece verde mas a partir do momento que se liga ao tutor lenhifica e ampara a vara

Flores
As flores agrupam-se como inflorescências em cachos e a sua conformação é realizada dentro dos gomos férteis.
Trata-se de uma flor hermafrodita formada essencialmente por pedúnculo, vaso onde circula a seiva bruta e elaborada, que permite a maturação da flor aquando da fecundação que depois dará origem ao fruto.
Cacho
Terminada a fecundação, a flor dá origem ao fruto – bago - que irá crescer rapidamente. Este é constituído pela película, que envolve todo o bago, pelas sementes e como prolongamento dos canais e onde circula a seiva o pincel e a polpa – que corresponde à zona onde está o mosto, que posteriormente irá originar o vinho.
Sementes ou graínhas
As sementes da videira servem para a propagação da videira.
São muito ricas em taninos, que conferem ao vinho um sabor característico.

Sem comentários:

Enviar um comentário