domingo, 11 de dezembro de 2011

HERDADE DO MOUCHÃO


Situada a poucos km da pequena vila de Casa Branca, a Herdade do Mouchão, produz vinhos desde há muito. Mantendo a tradição vinícola inalterável desde os anos de 1901, tem ao longo dos tempos, obtido um reconhecimento de tradição, qualidade e de um saber fazer ancestral, que lhes permite ser reconhecido um terroir único e específico, nas tão vastas terras alentejanas.
Mantendo a traça antiga, a adega do Mouchão permanece num edifício com mais de 100 anos, distinto e bem conservado, onde co-habitam equipamentos de vinificação antigos, como os lagares de pedra, onde ainda hoje, pé ante pé, se esmagam as uvas oriundas das uvas da herdade, os túneis de carvalho que abrigam o vinho durante a sua maturação, e as tradicionais barricas de carvalho francês.
A vinha, dividida em pequenas parcelas distribuídas ao longo da herdade, ocupam cerca de 38 hectares.
Com diversas idades e variedades, as mais antigas assentam em solos de aluvião, num terroir único, que lhe confere reconhecimento mundial, como um pedaço de terra inigualável, num “mar de terra” no Alentejo. A casta aqui introduzida há mais de 100 anos, o Alicante Bouschet, expressa-se de forma exclusiva, graciosa e irreproduzível.
As restantes parcelas crescem nas mais diversas parcelas, sob identidade portuguesa: Castelão, Trincadeira a Aragonês nas tintas e Arinto e Fernão Pires, nas brancas.
É destas castas que nascem os vinhos HERDADE DO MOUCHÃO. 
Detentora de quatro marcas distintas: Mouchão, Dom Rafael, Tonel  3-4 e Ponte das Canas, são docemente acompanhadas pelo licoroso Mouchão. Todos vinhos de uma qualidade e um know how adquirido há muito, trabalhados cuidadosamente ano após ano, pelas hábeis e experientes mãos do enólogo Paulo Laureano.

A nossa prova recaiu sobre o Dom Rafael 2008. O Dom Rafael advém do nome de um dos primeiros proprietários da adega, remontando o seu lançamento ao ano de 1990.
É um vinho de lote que engloba a totalidade das castas tintas produzidas na herdade, segundo métodos tradicionais, com estágio de um em madeira de carvalho, precedida por seis meses de maturação em garrafa.



Notas de Prova:
De cor granada com ligeiros laivos acastanhados, liberta aromas de ameixa madura, frutos vermelhos e ligeiros toques de madeira. Na boca revela-se macio, bem integrado, suave, de taninos discretos e bem incorporados.
Nota: 15 valores
Mais um vinho alentejano a não perder!



Deixo-lhe um vídeo sobre a Herdade do Mouchão





Contatos:
telf: 268 539 228

Sem comentários:

Enviar um comentário