sábado, 24 de novembro de 2012

‘Pôpa Vinho Doce tinto 2011’: novidade em lançamento em dois eventos vínicos em Lisboa


Porto e Douro Wine Show e Adegga Wine Market


Depois do sucesso que foi a presença, em antecipação, do ‘Pôpa Vinho Doce tinto 2011’ no “Mercado dos Vinhos” – tendo o produtor esgotado as garrafas que levou para mostra e venda no evento que se realizou no Campo Pequeno, nos dias 01 a 04 de Novembro –, é tempo da nova colheita deste doce néctar chegar oficialmente ao mercado.

O ‘Pôpa Vinho Doce tinto 2011’ vai estar em prova – juntamente com as restantes gamas (Contos da Terra, Preffácio, Pôpa e PaPo) e referências da Quinta do Pôpa – nos eventos “Porto & Douro Wine Show 2012”, que se realiza nos dias 30 de Novembro e 01 de Dezembro no Convento do Beato, e no “Adegga Wine Market 2012”, que acontece no Sábado, dia 01 de Dezembro, no Hotel Flórida, ambos em Lisboa. Se por um lado temos um evento apenas dedicado a vinhos da região do Douro, por outro temos uma prova de vinhos em ambiente informal com alguns dos melhores vinhos e produtores de Portugal.

Um ano depois da chegada do primeiro exemplar ao mercado, a Quinta do Pôpa volta a apostar nesta que é uma proposta inovadora: um vinho tinto doce, cuja feitura é semelhante à do vinho do Porto, mas sem que haja adição de álcool no processo de paragem da fermentação.  

O ‘Pôpa Vinho Doce tinto 2011’ é elaborado a partir do blend de 21 castas de vinhas com mais de 60 anos, erguidas nos socalcos do Alto Douro Vinhateiro, em Adorigo, Tabuaço. As uvas foram apanhadas em Outubro, não chegando a serem atingidas pela podridão nobre (botrytis cinérea), processo que ocorre nas uvas que dão origem aos vinhos de colheita tardia. É um vinho muito jovem e com baixo teor alcoólico (10% vol.), sendo uma excelente proposta para beber como aperitivo, apreciar ao final da tarde, ou como complemento de uma conversa depois de um bom jantar.

A colheita de 2011 conta com 3737 garrafas de 500 ml, todas elas numeradas e com um PVP recomendado de € 14,50.


Sobre a Quinta do Pôpa:
A Quinta do Pôpa é uma janela sobre o rio Douro localizada em Adorigo, no concelho de Tabuaço, em pleno Alto Douro Vinhateiro. O nome e história desta Quinta simbolizam a realização de um sonho que tem passado de geração em geração, homenageando Francisco Ferreira, mais conhecido como Pôpa: o seu filho adquiriu parte da propriedade em 2003, mas hoje são os seus netos que estão à frente do projecto, com o objectivo de produzir vinhos de qualidade superior. Um projecto familiar que conta com a expertise do enólogo bairradino Luís Pato. Com uma área total de 30 hectares, dos quais catorze são de vinha (três de vinha velha com mais de 60 anos), composta por uma mistura de nobres castas tintas, todas de letra A. Na produção conciliam-se as técnicas mais sofisticadas com séculos de rigorosa tradição, como a vinificação através da pisa a pé em lagares de granito a uma temperatura controlada; e na construção  de uma marca com personalidade e qualidade, criada através da sua história e do casamento harmonioso entre a terra e o clima que o seu terroir tem para oferecer. O portefólio deste produtor duriense reúne as marcas Contos da Terra (branco e tinto), Preffácio (branco, tinto e rosé) e Pôpa (dois monovarietais – Tinta Roriz e Touriga Nacional; um Vinhas Velhas; e um vinho doce tinto). Para além do tinto de seu nome PaPo (ou Trepa, quando falamos do mercado internacional).


Para mais informações, contactar, por favor:
Joana Pratas | Consultoria em Comunicação e RP
(joanapratas@joanapratas.com; 91 459 11 19 ou 93 779 00 05)

1 comentário:

  1. ola, gostaria de saber onde comprar vinho tinto doce em Lisboa?

    marcia.jorge.gomes@outlook.com

    ResponderEliminar