sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Bétula 2011| O Douro com sotaque Francês

 Há já algum tempo que tenho esta garrafa guardada para prova, por recomendação do produtor, não provei logo que a rececionei, afinal foi engarrafada no final de Junho e, não quis fazer uma prova que não expressasse o real conteúdo do mesmo.

Ainda me lembro da prova do ano passado e da forma agradável com que fiquei surpreendida com este vinho.

http://janeladecheiros.blogspot.pt/p/viticultura.html

O Bétula é elaborado a partir de uma mistura equitativa das castas Viognier e Sauvignon Blanc.

Na prova apresentou-se de cor citrina, extremamente límpido, libertando suaves aromas a frutos tropicais, citrinos uma ligeira casca de laranja e extremamente floral. Aos poucos desprendeu ligeiros toques de baunilha e alguns vegetais.

Na boca é que este vinho surpreende, mostrando-se sedoso, muito encorpado, macio e equilibrado. Parece ter toque de seda!
O final de boca é bastante agradável, persistindo com notas de citrinos, refrescante e floral.

A mim pareceu-me ligeiramente mais acídulo que a colheita anterior. Reportando às condições climáticas do ano e às implicações das mesmas na maturação, poderei atribuir a essas situações. No entanto este ponto não deprecia em nada o vinho, conferindo-lhe apenas mais acidez e frescura.


Sobre a Quinta do Torgal

Situada no coração do Douro, a Quinta do Torgal, pertença familiar desde há muito, entendeu renovar o seu património vitícola, optando por castas que convergissem num vinho diferente, potente, de caráter marcante e, que fosse branco!

Um vinho branco fascinante, reflexo de uma vontade de fazer melhor, que tem início, quando em 2005-2006, devido à idade já avançada da vinha, se restruturam os dois hectares existentes na quinta. Desde então a vinha desenvolve-se em plena harmonia com o seu terroir, tendo o clima duriense como seu mais fiel companheiro.

 Plantada nas íngremes encostas do Douro, a 300 metros de altitude, onde o calor e o frio alternam a passos lentos acompanhando as estações do ano, onde durante o Verão, o sol tantas vezes escaldante, que os solos graníticos fazem refletir sob os cachos de uva, aos poucos vão ficando dourados, amadurecendo lentamente e, que podem agora ser provados, num verdadeiro frasco de perfume.



1 comentário:

  1. Tenho andado com muita vontade de o provar. O Bétula é um belo vinho :)

    ResponderEliminar