domingo, 28 de agosto de 2011

Desengane-se quem pensa que o vinho engorda!

Desde há muitos séculos que o vinho é parte integrante da dieta dos povos. Conhecidas as suas propriedades e faculdades era, muitas vezes, utilizado na medicina como receita para a depressão. O seu consumo diluído em pequenas quantidades de água era remédio para problemas psicológicos resultando em estados de felicidade e euforia, prolongando ainda a longevidade de quem o consumia regularmente mas, com moderação.
Mas não é destes efeitos, que vamos aqui falar!
Estávamos em finais do século XX quando, os mitos e conhecimentos empíricos sobre os efeitos do consumo de vinho, deram lugar a explicações e descobertas científicas.
Para percebermos o porquê dos benefícios de vinho, vamos abordar ligeiramente o seu processo de fabrico.
O vinho tinto resulta da prensagem das uvas, das quais se extrai o sumo. Durante o processo de fermentação, o suco resultante da prensagem fica em contato com as grainhas e películas da uva. Deste contato mais prolongado resulta uma extração dos diferentes compostos existentes nas “massas” (grainhas e película), de entre os quais um composto anti-oxidante de nome resveratrol.
O que é o resveratrol?
O resveratrol é uma substância química, existente na película das uvas. Este composto, pertencente ao grupo dos flavonóides apresenta capacidade de elevar o bom colesterol e baixar o mau (LDL colesterol), mantendo a coagulação normal do sangue diminuindo o stress celular.
Quais os efeitos do resveratrol na dieta alimentar?
O resveratrol reduz o número de células adiposas. O nosso corpo acumula gordura nas células denominadas de adipócitos, estes adipócitos segregam hormonas, entre elas a leptite, que enviam mensagens de saciedade ao nosso cérebro. Ao ingerir resveratrol verifica-se uma diminuição em número e tamanho destas mesmas células resultando num decréscimo da capacidade de armazenamento de gordura.
Devido à sua capacidade em diminuir a quantidade de gordura produzida nos adipócitos, faz deste composto, um excelente suplemento nas dietas de diminuição de obesidade.

Uma equipa de investigadores de Harvard, têm ao longo dos últimos anos desenvolvidos vários estudos no sentido de explorar os diferentes efeitos que o resveratrol apresenta para a saúde humana. David Sinclair, chefe da equipa de investigação, afirma que o resveratrol, além do seu efeito no processo de emagrecimento, apresenta ainda propriedades anti-envelhecimento, redução de problemas cancerígenos, coronários e outras doenças relacionadas com a idade
Mais recentemente, uma equipa da Universidade de Navarra, explica que o vinho tinto fornece calorias ao organismo, no entanto, estas calorias são rapidamente absorvidas e metabolizadas, não ficando acumuladas nos tecidos que conduziam a um excesso gordura.
O efeito do vinho na mulher
Também para as mulheres o vinho desempenha um papel especialmente importante no processo de emagrecimento e/ou não aumento do peso. O corpo da mulher é composto por um maior número de enzimas com capacidade para degradar o álcool, necessitando no entanto de produzir substâncias em maior quantidade para o metabolizar, resultando num maior consumo de energia e auxiliando na perda de peso.
Estão agora provados, os efeitos benéficos para a saúde e bem-estar do corpo e da mente, no entanto, não se esqueça, beba com moderação!


Sem comentários:

Enviar um comentário