quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mudam-se os nomes ...

Prosecco não… Glera!
Prosecco é, desculpem, era, uma casta branca de origem italiana, originária da região de Veneto. Muito utilizada na produção de espumantes, conhecida pelos seus aromas delicados, os vinhos Prosecco, eram produzidos segundo o método Charmat, o que lhes conferia a vantagem de desde logo muito cedo, estarem aptos ao consumo, mantendo a vantagem de preservar as suas capacidades de envelhecimento.

Como inúmeras castas italianas, a Prosecco atravessou fronteiras e, atualmente encontra-se disseminada por todo o mundo vitivinícola, como é o caso do Brasil. Muito apreciada neste país os espumantes Prosecco têm um comportamento bastante agradável, originando espumantes bastante frescos e acídulos a preços bastante apelativos.
Desde 2009 que o “nome” Prosecco está protegido. De nome de casta a Denominação de Origem Controlada (DOCG), o nome Prosecco é agora de utilização restrita, apenas para vinhos do Northern Italian Prosecco, sob as denominações de Prosecco di Conegliano – Valdobbiadere, Prosecco di Conegliano e Prosecco di Valdobbiadere.
Atualmente e, para quem procura o espumante da referida casta terão que procurar por espumantes elaborados com Glera, novo nome adotado para a mesma. Os vinhos continuam a existir, estão disponíveis no mercado mas, sob a denominação de Glera, como sua principal, se não exclusiva, casta.
Quanto ao nome Prosecco, ficará como embaixador de uma região.


Trocas e beldrocas que, tantas e tantas vezes confundem o consumidor! Esperamos ter ajudado de alguma forma!

Sem comentários:

Enviar um comentário