sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Prémios W 2012 promovem e incentivam a produção nacional | Nota de imprensa


Valorização dos vinhos portugueses reforça as previsões positivas para 2013 e restituem esperança no sector dos vinhos em Portugal



Começa esta semana a contagem decrescente para a 4ª edição dos Prémios W, do enólogo, jornalista e crítico internacional Aníbal Coutinho. Analisando o que de melhor se faz nas várias áreas do sector vitivinícola nacional, semanalmente o enólogo propõe aos leitores da newsletter LíquidosW – indexada ao seu website pessoal www.w-anibal.com – uma selecção das 10 melhores referências relativas a um determinado tema do mundo dos vinhos.
Um conjunto de 10 nomeados em 19 categorias, entre elas o Melhor Vinho, Enoturismo, Serviço de Vinhos em Restaurante, Produtor, Jovem Enólogo, e a novidade desta edição, o Blog do Ano, culminarão em Janeiro de 2013 numa gala Online no portal do crítico. Aníbal Coutinho irá divulgar os 19 vencedores que se destacaram pela qualidade dos seus produtos e actos durante o ano de 2012
Com a representação de 1,6% do valor total das exportações nacionais (42,37 mil milhões €), a aposta do sector dos vinhos nos mercados emergentes, como Brasil, China e África do Sul, impõe reformulações nas estratégias de comunicação optando-se cada vez mais pela presença online. Nas edições de 2009 e 2010 os prémios foram publicados na Revista NS (Notícias Sábado), mas é no mundo online, desde 2010, que eles têm obtido um crescente reconhecimento e cada vez mais seguidores.
"Os consumidores passam cada vez mais tempo online em redes sociais e blogs onde se informam e participam antes de tomar as suas decisões de compra. As marcas e os produtores de vinho que não tenham uma boa presença online simplesmente não conseguem chegar a esta, cada vez maior e mais influente, margem de novos consumidores”, explica André Ribeirinho, fundador da rede social para vinhos Adegga.
Segundo Aníbal Coutinho, “os Prémios W têm trazido um novo fôlego ao mundo dos vinhos, e são fruto de um longo processo de estudo e análise do sector que resulta do meu trabalho diário em diversas áreas do mundo vitivinícola, enquanto crítico, consultor e jornalista e que encontram uma tónica vincada muito dirigida ao consumidor”.
“Face às estimativas do IVV para 2013, com previsões de crescimento de 4 a 5% a nível nacional (5,8 – 5,9 milhões de hectolitros), a aposta na qualidade reveste-se de valor e tornam-se essenciais as iniciativas que promovem e incentivam a produção nacional.”

Caso necessite de informações adicionais, por favor não hesite em contactar:
Ema Pimenta | Tlm. (+351) 960 478 884 | E-mail: ema.pimenta@aquiabeira.net

Lista das Categorias Nomeadas W’12:
Melhor Indicação Geográfica Protegida (Vinho Regional) - 10 de Setembro
Melhor Denominação de Origem Protegida – 17 de Setembro
Melhor Enoturismo sem Estadia - 24 de Setembro
Melhor Enoturismo com Estadia – 1 de Outubro
Melhor Serviço de Vinhos em Restaurante de Rua – 8 de Outubro
Melhor Serviço de Vinhos em Restaurante Integrado – 15 de Outubro
Melhor Produtor de Vinhos Tranquilos (vinho diário) – 22 de Outubro
Melhor Produtor de Vinhos Tranquilos (vinho de calendário) – 29 de Outubro
Melhor Produtor de Vinhos Fortificados – 5 de Novembro
Melhor Produtor de Vinhos Efervescentes – 12 de Novembro
Melhor Vinho Tranquilo Branco – 19 de Novembro
Melhor Vinho Tranquilo Rosé – 26 de Novembro
Melhor Vinho Tranquilo Tinto – 3 de Dezembro
Melhor Vinho Fortificado –10 de Dezembro
Melhor Jovem Enólogo – 17 de Dezembro
Melhor Enólogo – 24 de Dezembro
Blog do Ano - 31 de Dezembro
Acontecimento do Ano – 7 de Janeiro
Personalidade do Ano – 14 de Janeiro
Gala Online – Janeiro (data a anunciar)

Sem comentários:

Enviar um comentário