quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Astronauta de Aníbal Coutinho arrecada medalha de prata no Mundus Vini | Nota de imprensa




Estreia de sucesso dos vinhos Astronauta na Alemanha

O vinho Regional Lisboa tinto Astronauta Touriga Nacional 2010 estreou-se na cidade de Neustadt no mais famoso concurso alemão, alcançando a medalha de prata. Foi o único vinho da gama Astronauta enviado pela distribuidora nacional IVIN, o que significa uma taxa de êxito de 100%. Na 12ª edição do Mundus Vini, participaram mais de 6000 amostras de vinho, oriundas de dezenas de países, que foram avaliadas por um júri de 300 provadores. Apenas 28% dos vinhos obtiveram aprovação do júri internacional e a respectiva medalha de consagração.

Aníbal Coutinho, o enólogo e crítico de vinhos português mentor do projecto Vinhos Astronauta desvenda o sucesso desta distinção: “Trabalhar com boas uvas de castas nacionais faz toda a diferença e contribui para a consolidação do espaço que o vinho português merece na prateleira internacional”.
O enólogo pretende viajar pelo mundo vitivinícola internacional e produzir diferentes vinhos em cada país, usando as castas emblemáticas de cada um para dar nome a novos Astronauta. A par dos vinhos sul-africanos - o Astronaut Chenin Blanc 2010 e o Astronaut Pinotage 2010 -, Aníbal Coutinho produziu em Portugal e com as típicas castas portuguesas, os Astronauta Arinto, Vinho Verde Branco e Astronauta Touriga Nacional, Regional Lisboa tinto. Seguem-se Alemanha, Argentina e Espanha, mais três viagens à procura da casta nacional de cada país.
Entre 11 e 13 de Novembro os vinhos vencedores do concurso Mundus Vini estarão à prova na feira internacional “Forum Vini”, em Munique.


Aníbal Coutinho:

Aníbal Coutinho, nascido em 1968, licenciado em Engenharia Civil (IST), pós-graduações em Gestão (MBA, ISCTE), Qualidade (ISQ) e Viticultura e Enologia (ISA). Fundador da IDOM Engenharia em Portugal. Foi colaborador do Laboratório Ferreira Lapa, Instituto Superior de Agronomia e é sócio da Associação Portuguesa de Enologia. Como jornalista especializado, é membro da Federação Internacional dos Jornalistas e Escritores de Vinho e escreve, actualmente, no semanário SOL e na Revista Continente Magazine. Publica, desde 2005, o guia “Copo & Alma, melhores vinhos portugueses”, agora alojado no seu site www.w-anibal.com. A colecção “Copo & Alma” inclui ainda o Guia Popular de Vinhos, editado pela Presença e vencedor do Gourmand World Cookbook Awards 2009. É autor do guia sobre Portugal da colecção internacional “Top 10 Vinhos” editada por Dorling Kindersley (Penguin Group). Como enólogo, elabora as marcas próprias Escondido e Astronauta e assina a marca Contemporal, no âmbito de uma ampla consultoria com a multinacional portuguesa Sonae Modelo-Continente, líder nacional de retalho. É ainda consultor wine and spirits do maior grupo de restauração português, a Portugália, e de uma das maiores cadeias hoteleiras, o Tivoli. Educador de vinho convidado por várias entidades e director técnico da maior feira de Vinhos do Sul de Portugal, a Vinipax. É ainda membro do júri de vários concursos nacionais de vinho. A nível internacional, é jurado convidado dos concursos Vinalies, Mundus Vini, Mondial Bruxelles e International Wine Challenge.


Ema Pimenta | Tlm. (+351) 960 478 884 | E-mail: ema.pimenta@aquiabeira.net

Sem comentários:

Enviar um comentário