terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Os Aromas da Arinto /Pedernã

Presente em quase todas as regiões de Portugal, a Casta Arinto, responde por vários nomes em função da região. Na região de Bucelas, , revelou-se uma casta de estrema importância e notoriedade produzindo vinhos de elevada acidez, cor citrina e marcadamente florais e frutados.
 Na região dos vinhos verdes, conhecida como Pedernã, manifesta-se discreta nos seus aromas, apresentando nuances que variam entre a maçã verde, a lima ou limão acompanhada de um suave toque de mineralidade.
No Alentejo a casta revela-se com uma acidez estimulante, ideal para contrapor as elevadas temperaturas que, por diversas vezes retiram esta característica às suas castas, é ideal para lotear vinhos.
Confere aos seus vinhos um caráter aveludado, bem estruturado e de acidez elevada. Os seus aromas remetem-nos para a maçã verde, lima e limão, acompanhados de um toque vegetal. Em condições particulares pode emitir notas de frutos exóticos, fazendo lembrar o maracujá, elevando-a para o estrelato e, fazendo dela, ideal para a fermentação e estágio em madeira.





2 comentários:

  1. Minha Cara, belo post.
    Apenas um reparo O Arinto nasceu em Bucelas (capital do Arinto) e aqui é conhecida como Arinto. Somente na região dos verdes se designa de Pedernã.
    Mas o que interessa é mesmo que o Arinto é a maior. È óptima para integrar lotes conferindo muitas vezes o esqueleto do vinho ao qual se adicionam depois outras castas. Tem ainda um potencial de guarda incrível quando vinificada nesse sentido.
    Arinto Rules…..yeee!
    HM

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo reparo Hugo. No Alentejo a Arinto também está presente na maioria dos encepamentos brancos, com resultados bastante bons.

    ResponderEliminar