domingo, 19 de fevereiro de 2012

Quando os aromas animais invadem o vinho




E se encontrar aromas animais durante a degustação de um vinho? Bom? Mau? Depende!

Aromas como o couro, o civeto ou caça, são frequentemente encontrados em peças de pele (malas e acessórios), perfumaria e vinhos.

Suaves nuances destes aromas podem conferir alguma complexidade e elegância a alguns vinhos maduros e bem evoluídos.

O aroma a couro é um aroma terciário, de origem animal, podendo adquirir nuances de caça ou pêlo de animal. Fragrâncias muito características e frequentemente utilizadas pela indústria de perfumes (Channel ou Hérmes), marcam presença em vinhos, revelando maturação e evolução.
Presente maioritariamente em vinhos tintos, faz-se muitas vezes acompanhar de notas de trufa, café e passa de ameixa.
Expressa-se geralmente em castas ricas em taninos, fortes de estrutura e personalidade. São as suas características de forte personalidade, de forte carácter e carregadas de cor (Mouvédre, Tannat, Merlot) que irão conferir capacidade de envelhecimento e maturação, marcando os vinhos com notas de couro e elegância.


O civeto, para quem não conhece este “bichinho”, “primo” da doninha, do tourão e do zorrilho, é um mamífero muito parecido com os felinos.
O seu aroma utilizado, como já referido pela indústria da perfumaria e das peles, tem origem numa glândula situada debaixo da cauda do animal e que apresenta parecenças com a gordura.
Presente também na natureza em flores brancas como o jasmim, as moléculas de indol, civetona e escatol, revelam-se igualmente no vinho durante o seu processo de maturação.
Desenvolve-se geralmente em vinhos tintos que estiveram em contacto com as borras durante algum tempo, podendo ser encontrado em vinhos maduros do Alentejo e Douro, estruturados, complexos, rústicos e encorpados.
Este tipo de aromas pode surgir das suaves nuances a jasmim ou frutos vermelhos (primários), amadurecendo com o vinho, para apontamentos animais culminando muitas vezes em aromas de ranço, que se manifestam a partir de notas de passa de ameixa.

Sem comentários:

Enviar um comentário