terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MARQUÊS DE BORBA TINTO 2009



Em pleno coração do Alto Alentejo - Estremoz, deu berço a um dos mais conhecidos enólogos de Portugal- João Portugal Ramos, que no ano de 1990, decide avançar com a instalação de vinhas próprias e dar forma a uma dos grandes projectos vitivinícolas do Alentejo.

As suas vinhas, que actualmente perfazem um total de 500 ha ( entre próprias e contratadas aos viticultores da região), são força e motivo de qualidade dos seus vinhos.


Como perfeccionista, amante de vinhos e da cultura da vinha, João Portugal Ramos, acompanha todos os passos, podas e maleitas, das suas vinhas, garantindo a  qualidade das que vão dar corpo aos seus vinhos. 




O encepamento tinto é constituído pelas castas Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional, Castelão, Alicante Bouschet e, ainda que em quantidades menores, como que para "condimentar" um pouco os seus vinhos, o Cabernet Sauvignon, Syrah, Petit Verdot e Merlot.

As castas Antão Vaz, Arinto, Roupeiro e Rabo de Ovelha, dão forma aos refrescantes vinhos brancos da JPortugal Ramos.


A adega está equipada com tecnologia de ponta, permitindo a elaboração de vinhos segundo as técnicas mais avançadas de vinificação.  Construída totalmente de raíz, encerra em si um espaço único de organização, laboração e de um gosto extraordinário, que permite receber quem os visita de uma forma inesquecível.









MARQUÊS DE BORBA  TINTO 2009


Castas


Trincadeira, Aragonez




Notas de Prova


De cor vermelha com nuances violeta e grande profundidade de cor, o Marquês de Borba, desprende suaves nuances herbáceas, frutos vermelhos e no final ligeiros apontamentos de fumo. Na boca revela-se complexo, estruturado e encorpado. De taninos macios e bem integrados no conjunto, liberta sensações de compota de frutos vermelhos, baunilha e um ligeiro toque de tosta a lembrar o chocolate ou café.




Pontuação: 16 valores





3 comentários:

  1. Penso que em termos de relação qualidade/preço o J.Portugal Ramos é praticamente imbatível!E agora tem feito o mesmo no Douro Superior, ainda que o projecto não esteja ainda ao nível dos que apresenta no Alentejo.

    Carlos Soares

    ResponderEliminar
  2. É verdade Carlos, a Portugal Ramos é exactamente conhecida pela qualidade dos seus vinhos, aliada a uma relação preço bastante justa.

    Quanto ao projecto do Douro, tem tudo para dar muito certo, visto as excelentes condições que a região detém.

    Um brindo ao Douro e ao Alentejo!

    ResponderEliminar