quarta-feira, 7 de março de 2012

As Infestantes e o seu controlo



As infestantes são consideradas inimigos chave da vinha por poderem causar sistematicamente, importantes prejuízos em virtude da enorme competição com as cepas, para a água e nutrientes existentes no solo, em particular nos períodos críticos de maior desenvolvimento vegetativo, podendo traduzir-se na diminuição do crescimento das novas vinhas e na redução da quantidade e qualidade da produção.
As infestantes podem também, por vezes, ter o inconveniente de serem hospedeiras de pragas, como ácaros tetraniquídeos e outras pragas polífagas, como a pirale e de fomentar um ambiente demasiado húmido, favorável ao desenvolvimento de doenças como míldio, podridão cinzenta ou oídio.
A presença de infestantes na vinha pode contudo, ser útil e desejável como hospedeiras de auxiliares responsáveis pela limitação natural das pragas em geral e, em particular de cochonilhas, cigarrinha verde e pirale.
Infestantes leguminosas como trevos, ervilhacas, serradelas e luzernas podem ser úteis pela sua capacidade de fixação de azoto atmosférico e consequente enriquecimento da fertilidade do solo.
Além disso possibilitam o aumento do teor de fósforo em profundidade no solo, nomeadamente pela decomposição das raízes, disponibilizando o fósforo em forma facilmente absorvida pelas raízes da videira.
A manutenção de infestantes, em especial durante o Inverno contribui para diminuir a perda de azoto por lavagem.
Também podem contribuir para um aumento do teor de matéria orgânica no solo, para melhorar as propriedades físicas e favorecer o aumento das populações de decompositores como as minhocas.
A presença das infestantes contribui também para a melhoria da estrutura e porosidade do solo, com os consequentes benefícios sobre o arejamento, a capacidade de drenagem e armazenamento de água. Deste modo, verifica-se a redução da erosão resultante do escorrimento da água á superfície.

Estratégias no combate às infestantes da vinha:

- Mobilização do solo em toda a superfície;
- Mobilização da linha e herbicida na entre-linha;
- Mobilização do solo, alternando anualmente com herbicida;
- Não mobilização com recurso a herbicida;
- Enrelvamento do solo, durante Outono- Inverno e nalguns casos permanente

A Primavera está quase a chegar e, para quem ainda não fez a aplicação de herbicida deverá fazê-lo na primeira oportunidade.

No próximo artigo, serão abordados os herbicidas e sua forma de acção na cultura e nas infestantes, bem como a listagem das substâncias activas homologadas para a Protecção Integrada da Vinha para 2012.





Sem comentários:

Enviar um comentário