segunda-feira, 18 de junho de 2012

A emblemática Syrah

Casta de excelência na região francesa de Côtes du Rhone, onde produz vinhos de elevada qualidade, a  syrah encontra-se atualmente dispersa um pouco por todo o mundo marcando presença nas mais variadas regiões vitivinícolas mundiais, nomeadamente Espanha, Califórnia, Argentina e África do Sul e Portugal.

Foi no início do século XIX, pelas mãos dos australianos que a syrah é primeiramente reconhecida, fora da sua terra natal, no entanto à Europa chegaria somente por volta dos anos 80 e fixando-se pontualmente em Espanha (Castilla la Mancha, Penedés e Priorat) e Portugal (Alentejo).

No Alentejo, a syrah tem mostrado uma enorme capacidade de adaptação aos nossos solos pouco férteis e às tórridas tardes de Verão, revelando-se uma mais valia para os vinhos alentejanos.

Produz vinhos robustos, alcoólicos, carregados de cor e tânicos no entanto estes amadurecem e suavizam rapidamente conferindo-lhes a capacidade de serem bebidos desde cedo.

Paralelamente apresentam uma enorme apetência para o envelhecimento em madeira de carvalho, exalando agradáveis aromas a frutos maduros, compotas, chocolate acompanhadas de apontamentos a especiarias.

De cacho médio, o seu bago apresenta uma forte coloração azul escura e forma elíptica. A planta na sua generalidade apresenta um porte médio, e produções regulares. Relativamente a estas últimas, deverão ser controladas sempre que se vise  produção de elevada qualidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário