sexta-feira, 6 de abril de 2012

A "pequena MERLOT"

A casta Merlot, originária da região francesa de Bordeaux, especialmente na margem direita do rio Gironde: St-Emilion e Pomerol, teve bastante sucesso a partir dos anos 80. A "pequena" Merlot, apesar da sua extrema qualidade na produção de vinhos pouco ácidos e com bom envelhecimento em carvalho, teve muita dificuldade em se sobrepor à mediática Cabernets Sauvignon.
Pela sua frescura, vivacidade e suavidade, facilmente conquistou o mundo, marcando as regiões da Califórnia, Chile e Austrália, numa primeira fase. Actualmente encontra-se um pouco disseminada por todo o mundo, produzindo vinhos marcados pela cor e suaves aromas a amora e ameixa, nuances herbáceas e taninos suaves. Quando amadurecidos, os vinhos estagiados em madeira libertam potencialmente aromas a chocolate, bolo de fruta e de uma textura bastante suave.

Por muitas palavras que utilize para descrever esta casta, há quem o tenha feito de melhor forma e bastante mais original.

Deixo-vos um vídeo bastante original e didáctico sobre a história da Merlot e suas irmãs: Cabernet Sauvignon e Franc, Malbec e Petit Verdot, realizada pela família Gundlach Bundschu.


Sem comentários:

Enviar um comentário