quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Quinta do Pôpa e Finkus Bripp preparam lançamento da 2.ª edição de ‘Lolita & Milf’ | Nota de imprensa


Dupla de vinhos criada para a “Wine on the Rocks | The Finkus Collection”


  • Um conceito inovador que está já a captar a atenção de novos mercados, para além do alemão e português

A Quinta do Pôpa – produtor duriense situado na encosta de Adorigo, no concelho de Tabuaço, que conta com a expertise do enólogo da Bairrada Luís Pato – foi a eleita como parceira para a criação da primeira colecção de vinhos próprios da “Wine on the Rocks | The Finkus Collection”, plataforma on-line de wine entertainment e venda de vinhos do designer e consultor criativo especializado em conceitos inovadores de vinhos. Depois do sucesso da primeira edição, está já a ser preparada a segunda, que será lançada em Março de 2013.

A ideia nasceu em 2011, durante uma conversa entre o criativo Finkus Bripp e o proprietário da Quinta do Pôpa, Stéphane Ferreira, tendo sido rapidamente “posta em marcha” e materializada com a criação da dupla ‘Lolita & Milf’. O lançamento da “Wine on the Rocks | The 1st Finkus Collection” aconteceu em Junho deste ano em Berlim, na The Dudes Factory, a galeria de arte do conhecido ilustrador e pop artist McBess, autor da imagem dos rótulos.

“Foi com enorme entusiasmo e um misto de adrenalina que desenvolvemos este projecto, que cruza valências e experiências distintas. Houve, desde logo, uma afinidade entre as duas partes e um reconhecimento da qualidade do projecto e vinhos da Quinta do Pôpa, o que é bastante gratificante até porque estamos ainda a começar.”, afirma Stéphane Ferreira.

‘Lolita & Milf’ são ambos tintos DOC Douro – a primeira edição é da colheita de 2009. São vinhos de lote que conjugam essencialmente Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinto Cão e Vinhas Velhas. Desde sempre, o objectivo foi o de criar vinhos que surpreendessem pelo conceito, design, mas que acima de tudo não defraudassem na qualidade. São dois “draw wines” que apelam a um universo de lifestyle, urban style, mas que aliam a um “nice packaging” uma qualidade superior, qualidade essa que respeita e reflecte na íntegra o terroir que lhe deu origem.

O autor optou por fazer um paralelismo entre as características humanas e os descritores do vinho. A Lolita é jovem, fresca, explosiva e recta/objectiva. Já a sua mãe, a Milf, é mais madura e complexa, características que lhe conferem sabedoria e longevidade.

A primeira colecção foi limitada a 666 garrafas (de cada referência), todas elas numeradas. A política vai manter-se, mas as quantidades vão aumentar, até porque para além da Alemanha (país onde reside o autor do conceito) e de Portugal, existem já outros países interessados em comercializar os vinhos ‘Lolita & Milf’.


Sobre a Quinta do Pôpa:
A Quinta do Pôpa é uma janela sobre o rio Douro localizada em Adorigo, no concelho de Tabuaço, em pleno Alto Douro Vinhateiro. O nome e história desta Quinta simbolizam a realização de um sonho que tem passado de geração em geração, homenageando Francisco Ferreira, mais conhecido como Pôpa: o seu filho adquiriu parte da propriedade em 2003, mas hoje são os seus netos que estão à frente do projecto, com o objectivo de produzir vinhos de qualidade superior. Um projecto familiar que conta com a expertise do enólogo bairradino Luís Pato. Com uma área total de 30 hectares, dos quais catorze são de vinha (três de vinha velha com mais de 60 anos), composta por uma mistura de nobres castas tintas, todas de letra A. Na produção conciliam-se as técnicas mais sofisticadas com séculos de rigorosa tradição, como a vinificação através da pisa a pé em lagares de granito a uma temperatura controlada; e na construção  de uma marca com personalidade e qualidade, criada através da sua história e do casamento harmonioso entre a terra e o clima que o seu terroir tem para oferecer. O portefólio deste produtor duriense reúne as marcas Contos da Terra (branco e tinto), Preffácio (branco, tinto e rosé) e Pôpa (dois monovarietais – Tinta Roriz e Touriga Nacional; um Vinhas Velhas; e um vinho doce tinto). Para além do tinto de seu nome PaPo (ou Trepa, quando falamos do mercado internacional).


Para mais informações, contactar, por favor:
Joana Pratas | Consultoria em Comunicação e RP
(joanapratas@joanapratas.com; 91 459 11 19 ou 93 779 00 05)

Sem comentários:

Enviar um comentário