quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tinto já eleito como um dos melhores do Douro pela revista d vinhos




Robert Parker, o mais influente crítico de vinhos do mundo, acaba de publicar a classificação do ‘Pôpa VV tinto 2008’ no seu site (www.erobertparker.com), tendo-lhe atribuído 93 pontos. O jornalista e crítico britânico Tom Cannavan foi consensual ao dar exactamente a mesma pontuação a este que é o topo de gama da Quinta do Pôpa e que foi considerado pela Revista de Vinhos como um dos vinhos do Douro que mais se destacou em 2011, com uma pontuação de 17,5.

Segundo as notas do provador de Robert Parker para mercado português, Mark Squires, estamos perante um vinho “bonito”, expressivo, que mostra mineralidade e expressa o terroir, isto para além de apresentar uma boa densidade/estrutura, nomeadamente tendo em conta que estamos a falar de um tinto da colheita de 2008. Na boca, tem uma concentração excepcional. Com os taninos – de barricas de carvalho francês – bem integrados, é um vinho fino e bem construído, o que prova que foi uma aposta ganha a da Quinta do Pôpa em recrutar o enólogo Luís Pato como responsável pela enologia deste projecto. 

“Na Quinta do Pôpa somos uma equipa pequena, mas bastante motivada, e é com enorme orgulho que vemos o nosso trabalho de todos os dias ser mais uma vez reconhecido ao mais alto nível.”, afirma Stéphane Ferreira, um dos netos do Pôpa e CEO da Quinta que tomou o nome do seu avô. Para além das referências acima, a colheita de 2008 arrecadou também uma medalha de ouro no ‘Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2011’ e duas de bronze: uma no ‘International Wine Challenge 2011’ e outra no ‘Decanter World Wine Awards 2011’.

Na origem do ‘Pôpa VV tinto 2008’ estão uvas provenientes de vinhas com idade superior a 60 anos, plantadas num local de excelência da região do Douro e classificadas com letra “A”. Criado a partir do blend de 21 castas tintas, pisadas a pé em lagar de granito e com estágio em barricas de carvalho francês durante seis meses e um ano em garrafa. Com um PVP recomendado a rondar os € 22,00, o ‘Pôpa VV tinto 2008’ está disponível em restaurantes, garrafeiras, mercearias, lojas gourmet, no El Corte Inglès e ainda na própria Quinta, que irá abrir oficialmente as suas portas ao enoturismo no próximo dia 14 de Julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário