quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Horta da Palha - Fundação Abreu Callado

O Horta da Palha de 2008, é um monocasta tinto de Touriga Nacional, da Fundação Abreu Callado, e pleno Alentejo. Após 6 meses de estágio em barricas de carvalho francês, apresenta-se de cor vermelho escuro com largos laivos de violeta que contrastam com a sua idade.
Os aromas primários intensamente frutados e florais da casta desapareceram, dando origem a notas  herbáceas e a frutos vermelhos, onde se destaca a ameixa já madura, fazendo-se acompanhar de apontamentos bem integradas a madeira, cacau e chocolate.
Na boca revela-se intenso, estruturado e equilibrado. Os taninos ainda vivos marcam o início de boca, seguindo-se uma sensação frutada doce, compotas de frutos vermelhos e notas de tosta, deixando um sabor a "tostado", muito provavelmente oriundo do estágio em madeira.

Não é à "toa", que este Horta da Palha se encontra adornado de selos e prémios, está muito bem conseguido! Equilibrado, marcante de taninos, sem no entanto agredirem demasiado, diria que já perdeu as suas características de juventude e está a caminhar a passos lentos mas certeiros para uma maturação que, ao que se prevê, mais delicada, harmoniosa, sedosa e equilibrada.

Prémios e Menções:

- Medalha de Ouro no Concurso Nacional de Vinhos engarrafados 2008
- Medalha de Ouro no Concours Mondial de Bruxelles 2009
- Medalha de Prata no Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2009
- 1º Prémio no 5º Concurso de Vinhos Engarrafados da Confraria dos Enófilos do Alentejo
- Medalha de Ouro no Concurso Nacional de Vinhos engarrrafados 2011
-Medalha de Prata no Concours Mondial de Bruxelles 2011
- Medalha Commemded no International Wine Challenge 2011


As Vinhas

Plantadas perto de Benavila, sede da Fundação, ocupam actualmente uma área de 52 hectares. 
De idades variadas, as mais antigas e ainda existentes, remontam aos anos 50, com castas tradicionais da região: Trincadeira, Aragonez, Castelão e Alfrocheiro. Ao longo dos anos a área aumentou e a necessidade de aproximação das novas exigências de mercado levaram à opção de colocar outras variedades, estando actualmente integradas nos encepamentos a Baga, o Alicante Bouschet e o Cabernet Sauvignon.
As castas brancas são essencialmente o Arinto, Roupeiro e Tamarez, dando vida ao "Abreu Callado Branco". Todas elas instaladas junto da barragem do Maranhão, desfrutando de excelentes condições de desenvolvimento e maturação, neste Alentejo que pode ser tão quente e seco ao longo de mais de metade do período de vegetação da videira.

A Adega

Situada em Benavila, mantém a traça característica e original, aliada a novas tecnologias, essenciais à elaboração de vinhos desta qualidade.  

Vinhos da Fundação Abreu Callado

Tintos

- Dom Cosme Reserva
- Horta da Palha
- Cadeira da Moira
-Abreu Callado Reserva
-Abreu Callado Regional Alentejano
- Fundação Abreu Callado Bag-in-box 

Brancos
- Abreu Callado

Licoroso Branco
-Abreu Callado



Sobre a Fundação Abreu Callado 

Decorria o ano de 1848, quando Cosme de Campos Callado, fundava a Fundação Abreu Callado. Com directrizes socio-educativas a Fundação criou um asilo para apoio a idosos e carenciados da região, apoiando desta forma os seus trabalhadores e todos aqueles que ali (Benavila) vivam. Mais tarde funda a Escola agrícola visando o ensino de técnicas e práticas aos filhos dos trabalhadores, com o objectivo de dar continuidade a um trabalho numa instituição, que também seria a sua casa. Esta escola ainda existe actualmente, agora de carácter mais geral e de portas abertas a todos.

Na área agrícola, além da produção de vinhos a Fundação também se dedica à criação de ovinos de raça Merina e bovinos de raças, Alentejana, Charolês e Limousine.



1 comentário:

  1. Vou fazer prova dovinho, contudo dado o que já li, parece me dualidade de apreciação pelos criticos da matéria. Como é um vinho mono,touriga nacional, vou mais para os paladares com frutos silvestres, do que cacau. No emtanto vou provar e tirarei as minhas conclusões.Todavia, segundo um amigo que já provou trata se de um vinho muito bem estruturado e com corpo. A ver vamos!

    ResponderEliminar