quarta-feira, 11 de julho de 2012

CLIFF RICHARD EM LISBOA PARA PROMOVER OS SEUS VINHOS PORTUGUESES




CLIFF RICHARD EM LISBOA PARA PROMOVER
OS SEUS VINHOS PORTUGUESES

18 DE JULHO | Quarta-feira | 18H30
GARRAFEIRA NACIONAL – Rua de Santa Justa, 18
1100 – 485 Lisboa



A estrela rock internacional Cliff Richard regressa a Lisboa para apresentar os seus vinhos – Onda Nova e Vida Nova – produzidos na sua propriedade no Algarve. Será no coração de Lisboa, numa das garrafeiras mais antigas da capital, a Garrafeira Nacional, que o britânico irá dar a provar as mais recentes colheitas dos seus vinhos. Dia 18 de Julho, pelas 18h30, serão muitos os amantes do vinho e da música a reunirem-se à volta da mesa de provas do Sir Cliff Richard.




O projecto de produzir vinhos em Portugal nasceu há mais de 40 anos, há tantos quanto o cantor conheceu e se apaixonou pelo Algarve. Da parceria de Cliff Richard, proprietário da Quinta do Moinho, dos casais Nigel e Lesley Birch, detentores da Quinta do Miradouro, e de Max e Michelle Birch, donos da Quinta do Vale do Sobreiro, nasce a Adega do Cantor. No total, as três quintas perfazem 25,5 hectares de vinhas na região do Algarve e aí são produzidos vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes.
 
O sonho de Cliff Richard de abraçar um novo projecto, desta vez distante das luzes do palco, foi a inspiração para os vinhos “Vida Nova” e “Onda Nova”. Na página oficial da Adega do Cantor, pode ler-se que “o sonho de plantar uma vinha na sua propriedade Quinta do Moinho foi a inspiração para os vinhos Vida Nova em cuja produção está envolvido.” Segundo a mesma fonte, “quando está em Portugal, é habitual ver Cliff Richard com as mãos sujas na vinha ou mesmo a pisar uvas nas adegas”. 

A Adega do Cantor é a maior produtora privada de vinho da região do Algarve, tendo sido o Vida Nova Tinto o primeiro vinho algarvio a ser exportado além fronteiras. Cedo se afirmou no panorama internacional, com a conquista do primeiro galardão para a região algarvia no International Wine Challenge London (com Vida Nova Tinto 2004) e ainda no International Wine and Spirits Competition London (Vida Nova Reserva Tinto 2004 – medalha prata).

Os vinhos Vida Nova e Onda Nova arrecadam já uma série de prémios e condecorações, entre os quais: Medalha de Bronze no IWC (Vida Nova Rosé 2008), Commended no IWC (Vida Nova Branco 2008), Medalha de Bronze no IWC (Onda Nova Verdelho 2008), Commended no IWC (Onda Nova Syrah Rosé), Medalha de Ouro no MUNDUS Vini (Vida Nova Rosé 2009), e Medalha de Ouro no Berlin Wine Trophy 2011 (Vida Nova Branco 2010). Nos concursos nacionais, destacaram-se no concurso “Melhor Vinho do Algarve” (FATACIL 2010), com medalhas de ouro para Vida Nova Branco 2009 e Vida Nova Reserva 2008.

Ema Pimenta

1 comentário: